CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO SISTEMA URINÁRIO

Autores

  • Tiago Silva
  • Bruna Silva
  • Tamyres Rios
  • Jackson Rafael França

Palavras-chave:

Anatomia, Modelização, Rins

Resumo

O ensino de Anatomia Humana tradicionalmente é abordado com valorização apenas da transmissão e memorização das morfologias e fisiologias dos órgãos que compõem os sistemas orgânicos. Por isso, buscou-se viabilizar um método de ensino que coloque os alunos como sujeitos ativos de sua aprendizagem. Nesse sentido, o estudo objetivou analisar o desenvolvimento e aplicação da modelização didática na aprendizagem do sistema urinário. A experiência didática ocorreu em uma turma de 30 alunos no 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Timon, MA. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um pré-teste, observações dos pesquisadores e pós-teste. O pré-teste avaliou os conhecimentos após as aulas teóricas, e o pós-teste como os conteúdos foram compreendidos pelos alunos com a construção dos modelos didáticos. Observou-se no pós-teste que cerca de 90% os alunos responderam de forma satisfatória às  questões relacionadas aos órgãos e funções do aparelho urinário. Assim, a atividade de modelização didática permitiu aos alunos uma compreensão integrada da morfologia e fisiologia do sistema urinário e estruturas internas dos rins. Os modelos didáticos, de baixo custo e fácil obtenção, construídos pelos estudantes se apresentaram como ferramentas eficazes para facilitar uma aprendizagem do aparelho urinário.

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Publicado

2018-12-03

Como Citar

Silva, T. ., Silva, B. ., Rios, T. ., & França, J. R. (2018). CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DO SISTEMA URINÁRIO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 15(28). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/489

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