UM OLHAR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Aprendizagem, Ensino FundamentaResumo
O objetivo do presente artigo é trazer alguns aspectos possibilitadores de uma reflexão acerca da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que a aprendizagem escolar está fundamentada na leitura e na escrita, como molas propulsoras da interação à distância como o interlocutor não imediatamente acessível, sendo que esse tipo de interação é essencial para a aprendizagem, mais isso nem sempre acontece, visto que para muitos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os textos são ininteligíveis, constituindo-se num dos maiores obstáculos ao sucesso escolar, porque existe no ensino escolar o esvaziamento das relações entre a leitura, a escrita e o texto, contribuindo desta forma, para a retirada da conexão entre a sela de aula e a sociedade. (Por considerar a leitura a escrita como atividades que devem estar presentes em todos os níveis educacionais, sendo embasada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é que nos levou a questionar em que medida a prática da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos educandos?)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.