UM OLHAR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Joselice Carvalho
  • Líscia Carvalho

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Aprendizagem, Ensino Fundamenta

Resumo

O objetivo do presente artigo é trazer alguns aspectos possibilitadores de uma reflexão acerca da aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que a aprendizagem escolar está fundamentada na leitura e na escrita, como molas propulsoras da interação à distância como o interlocutor não imediatamente acessível, sendo que esse tipo de interação é essencial para a aprendizagem, mais isso nem sempre acontece, visto que para muitos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os textos são ininteligíveis, constituindo-se num dos maiores obstáculos ao sucesso escolar, porque existe no ensino escolar o esvaziamento das relações entre a leitura, a escrita e o texto, contribuindo desta forma, para a retirada da conexão entre a sela de aula e a sociedade. (Por considerar a leitura a escrita como atividades que devem estar presentes em todos os níveis educacionais, sendo embasada nas séries iniciais do Ensino Fundamental, é que nos levou a questionar em que medida a prática da leitura e da escrita contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos educandos?)

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

Carvalho, J. ., & Carvalho, L. . (2009). UM OLHAR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 5(7). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4876