TIC’s NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O USO DAS TIC’s NO ESTUDO DA CINEMÁTICA

Autores

  • ROBERTO FERREIRA

Resumo

Este trabalho trás uma proposta para aplicação prática de alguns softwares, dentre eles o GeoGebra, software de geometria dinâmica, cuja aplicação está na construção de figuras para as aulas em slide no PowerPoint e principalmente, através de aulas que serão expostas, realizar uma abordagem dos temas, Vetores, Composição do Movimento, Movimentos Simultâneos (Lançamento Oblíquo e Lançamento Horizontal), gráficos do Movimento Uniforme (função do 1º Grau), gráficos do Movimento Uniformemente Variado (função do 2º Grau). Para o Lançamento Oblíquo, além da aula, será estudado em uma seqüência didática pré-estabelecida por um software de simulação e modelagem deste fenômeno da Física, o qual possui domínio no site do Educandus e será trabalhado on-line. Também terá a aplicação de softwares básicos do Microsoft Office, como PowerPoint e o Publisher, o uso do Clone DVD e o Pinnacle, para a cópia e edição de vídeos, todos associados para a elaboração de aulas expositivas, aplicação de seqüências didáticas, uma Avaliação Virtual Interativa, construção de applet para o posterior estudo por parte do educando em qualquer lugar em que tiver acesso a internet, os quais serão postados no PRAL, site de relacionamento professor aluno, onde terá indicação de links e materiais para download, e ainda o uso de um kit multimídia com o data-show para a exibição das aulas, todos com o objetivo de possibilitar a melhor compreensão dos conceitos e da Matemática inserida no estudo da Cinemática. Terá ainda uma breve analise de como avaliar a escolha de um software, e também uma ponderação da relevância do uso da TIC’s no ensino de 3º Grau.

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Publicado

2009-04-30

Como Citar

FERREIRA, R. . (2009). TIC’s NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O USO DAS TIC’s NO ESTUDO DA CINEMÁTICA . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 5(7). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4875