TIC’s NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: O USO DAS TIC’s NO ESTUDO DA CINEMÁTICA
Resumo
Este trabalho trás uma proposta para aplicação prática de alguns softwares, dentre eles o GeoGebra, software de geometria dinâmica, cuja aplicação está na construção de figuras para as aulas em slide no PowerPoint e principalmente, através de aulas que serão expostas, realizar uma abordagem dos temas, Vetores, Composição do Movimento, Movimentos Simultâneos (Lançamento Oblíquo e Lançamento Horizontal), gráficos do Movimento Uniforme (função do 1º Grau), gráficos do Movimento Uniformemente Variado (função do 2º Grau). Para o Lançamento Oblíquo, além da aula, será estudado em uma seqüência didática pré-estabelecida por um software de simulação e modelagem deste fenômeno da Física, o qual possui domínio no site do Educandus e será trabalhado on-line. Também terá a aplicação de softwares básicos do Microsoft Office, como PowerPoint e o Publisher, o uso do Clone DVD e o Pinnacle, para a cópia e edição de vídeos, todos associados para a elaboração de aulas expositivas, aplicação de seqüências didáticas, uma Avaliação Virtual Interativa, construção de applet para o posterior estudo por parte do educando em qualquer lugar em que tiver acesso a internet, os quais serão postados no PRAL, site de relacionamento professor aluno, onde terá indicação de links e materiais para download, e ainda o uso de um kit multimídia com o data-show para a exibição das aulas, todos com o objetivo de possibilitar a melhor compreensão dos conceitos e da Matemática inserida no estudo da Cinemática. Terá ainda uma breve analise de como avaliar a escolha de um software, e também uma ponderação da relevância do uso da TIC’s no ensino de 3º Grau.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.