O ENSINO DA LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL (DM)

Autores

  • Joabe Araújo
  • Andréa Pereira
  • Valdeni Almeida

Palavras-chave:

Inclusão, Leitura, Motivação

Resumo

A leitura é considerada como elemento primordial para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois ela é um dos principais meios de difusão do conhecimento. O homem a utiliza para informar-se, orientar-se, participar e principalmente incluir-se, pois, desde o advento da escrita, saber ler se tornou uma necessidade primordial para o homem. Levando em consideração esta necessidade, para a construção de uma sociedade menos excludente, e também para a efetivação de um processo educativo que contemple todas as esferas da sociedade, faz-se necessário que as instituições de ensino se preparem para atender também aos deficientes mentais. Mas esta não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, é um caminho árduo e que exige uma abordagem bastante cuidadosa. No presente trabalho serão abordadas essas dificuldades que o professor tem que enfrentar para trabalhar a leitura em classes com deficientes mentais. Para isso, porém, é mister que reflitamos sobre o conceito do que é a leitura. Também é necessário que analisemos como se dá a apropriação da leitura por parte dos aprendizes. Devemos entender que a aprendizagem da leitura deve partir, sobretudo, da busca do sujeito, ou seja, da vontade que ele tem em aprender sobre o sistema alfabético e mais além, sobre o mundo à sua volta. Partindo deste princípio, o leitor deixa de ser apenas um decodificador de símbolos, e passa a agir sobre o que é aprendido, dando sentido ao que está escrito. Olhando deste prisma a escola faz de suas práticas escolares de leitura, uma forma de inserção do sujeito na sociedade vigente. O fracasso escolar passa pelos mais diversos aspectos, como a metodologia aplicada ao ensino da leitura e escrita. Mas se o professor souber motivar os alunos a buscar a evolução na prática da leitura, mostrando a eles a beleza e a importância de saber ler, poderá produzir mudanças significativas na área cognitiva e consequentemente, promover uma maior interação do indivíduo no seu meio social.

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Publicado

2009-04-30

Como Citar

Araújo, J. ., Pereira, A. ., & Almeida, V. . (2009). O ENSINO DA LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL (DM). ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 5(7). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4867

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