EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA PORTADORES DE DISTÚRBIOS PSICOMOTORES

Autores

  • Klébia Dias
  • Sandra Lúcia Silva
  • Doralice Tavares

Palavras-chave:

Educação, Meio ambiente, Inclusão

Resumo

Vivemos o advento da globalização onde a exclusão social é cada vez mais freqüente. Nesse contexto, a escola não pode se furtar do seu papel social: formar o cidadão integral que seja capaz de conviver com as diferenças. Diante do exposto pretende-se, através dessa reflexão, suscitar a discussão, especialmente junto aos educadores, sobre as possibilidades de se trabalhar a educação ambiental, no ensino formal, como meio de inclusão dos portadores de distúrbios psicomotores. Inicialmente, buscou-se fazer uma retrospectiva histórica sobre a concepção da educação ambiental como instrumento de construção de novos valores. Posteriormente, fez-se uma discussão sobre os distúrbios psicomotores e as atividades pedagógicas que podem contribuir para o desenvolvimento global dos indivíduos portadores desses distúrbios.

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Publicado

2009-04-30

Como Citar

Dias, K. ., Silva, S. L. ., & Tavares, D. . (2009). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO PARA PORTADORES DE DISTÚRBIOS PSICOMOTORES. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 5(7). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4861

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