AS BRINCADEIRAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO PARANOÁ-DF
Resumo
A discussão sobre as brincadeiras no âmbito escolar, neste trabalho, se faz com base na perspectiva de estabelecer subsídios que permitam saber de que forma as brincadeiras realizadas na Educação infantil podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido, pretende-se por esta pesquisa averiguar os seguintes objetivos específicos: reconhecer como as brincadeiras podem proporcionar a aprendizagem das crianças; avaliar de que forma o brincar contribui para a socialização e a construção de regras e identificar o papel do professor como articulador da brincadeira no processo de aprendizagem. Este estudo, por sua vez, indaga-se: de que forma as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças? Por isso, para fundamentar a pesquisa, foram destacados alguns teóricos que relatam o brincar e a sua relação com o amadurecimento cognitivo das crianças; propondo, dessa forma, contribuir de forma eficaz para a educação, enriquecendo a dinâmica das relações sociais em sala de aula. Atualmente, a relação brincadeiras-aprendizagem, encontra-se desacreditada, pois muitos associam o brincar a um desgaste de energia, falta do-que-fazer. “Não raro, ouvimos adultos, invadindo a brincadeira infantil, censurarem: “menino, deixa de brincadeira!” Quando, na verdade, deveriam estimular e orientar as crianças para a brincadeira”.(MIRANDA 1998:8). Por outro lado, o brincar tem despertado o interesse de estudiosos de diversas áreas, isso porque são tantas as contribuições desse ato na vida da criança, que muitos teóricos tiveram a preocupação de apresentá-las em suas obras. Teixeira e outros (2003:234) esclarecem que, As brincadeiras são fundamentais na vida da criança, porque são nessas atividades que ela constrói seus valores, socializa-se (...), cria seu mundo, desperta vontade, adquire consciência e sai em busca do outro pela necessidade que tem de companheiros. Portanto, não permitir as brincadeiras será uma violência para o desenvolvimento harmônico das crianças. Dessa maneira, o brincar é a principal atividade da criança, pois por meio dele ela interage com o mundo, com os outros e com si mesma. Rizzi e Haydt (1987:9) em suas reflexões comentam que “o jogo tem uma função vital para o indivíduo, não só para a distensão e descarga de energia, mas principalmente como forma de assimilação da realidade”. Observando uma criança, vê claramente que o brincar é natural, e que ela não brinca para passar o tempo, ou seja, a brincadeira é a forma que ela encontra para expressar desejos, problemas, bem como representar conhecimentos. Nesse contexto, o projeto pretende enfatizar alguns elementos considerados de grande relevância para a aprendizagem das crianças, por meio do brincar. Alinhado-se por essa perspectiva, este trabalho apresenta em seu Capítulo I, o Referencial Teórico, com foco no ponto de vista de alguns teóricos; destacando assim, o inter-relacionamento entre brincar, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo das crianças. O capítulo I foi elaborado a partir dos itens: a evolução das brincadeiras das crianças na primeira infância; os jogos, brinquedos e brincadeiras como recurso de aprendizagem: concepções de alguns teóricos; as brincadeiras como articuladoras do desenvolvimento cognitivo das crianças; as brincadeiras e a sua contribuição no processo de construção de regras e socialização e por fim o item a formação docente e a sua articulação com o brincar na construção da aprendizagem das crianças. Procurou-se, dessa forma, em cada item amoldar o desenvolvimento teórico de um caráter interpretativo, que se correlacione aos dados obtidos. O referido capítulo buscou examinar por meio do modelo teórico exposto, a importância das brincadeiras para a criança, enfatizando como anda até o presente momento a revisão da literatura sobre o tema em questão. O segundo capítulo trata-se da metodologia, onde se propôs a identificar o método de abordagem e procedimento, assim como determinar aspectos relativos a escola estudada. O capítulo II também focalizou os instrumentos nos quais serão utilizados e, os procedimentos adotados no tratamento com os dados. Para a realização da pesquisa em alvo, foram apresentados alguns pressupostos que pretendem orientar o trabalho da pesquisadora na ocasião da coleta de dados. Sua elaboração centra-se nos seguintes direcionamentos: a brincadeira é uma ferramenta capaz de proporcionar a criança uma compreensão maior de mundo. É uma atividade construtiva básica para o desenvolvimento e aprendizagem; ao brincar a criança sente prazer, libera seus sentimentos e transmitem tudo aquilo que sabe sobre as diversas esferas do conhecimento; ao promover brincadeira em sala de aula, os professores da Educação Infantil estimulam o aprendizado do aluno. No entanto, deseja-se nas diversas fases do trabalho fazer uso das categorias da pesquisa bibliográfica e documental.
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