A presença da figura materna como um fator facilitador e ou inibidor no processo de aprendizagem de crianças com dificuldades escolares.

Autores

  • Fabiana Souza
  • Maria Ângela Tanno

Resumo

O seguinte trabalho se propõe a estudar a presença da figura materna como um fator facilitador e ou inibidor no processo de aprendizagem de crianças com dificuldades escolares e tem como objetivo principal identificar as situações em que a mãe facilita e ou inibe a aprendizagem desses infantes. A pesquisa conta ainda com os seguintes objetivos específicos: comparar o nível de aprendizagem de crianças que possuem mães participativas com filhos cuja figura materna apresenta-se ausente; analisar a atuação das mães frente aos compromissos escolares dos filhos; examinar a atuação dos professores frente às situações de participação e ou emissão das mães e identificar os motivos que levam a participação materna em maior grau do que a paterna nas atividades escolares dos filhos. Balizando-se pela problemática da necessidade de saber como a figura materna pode facilitar e ou inibir o processo de aprendizagem de crianças com dificuldades escolares, o estudo prossegue em sua linha de pesquisa se propondo contribuir com a educação em seu mais elevado grau. Atualmente o estudo sobre dificuldades de aprendizagem, a figura materna e família tem-se apresentado como ponto fundamental no interesse de estudiosos de diferentes áreas. A aprendizagem está presente no dia-a-dia das pessoas; contudo, é nas escolas que essa aprendizagem ocorre de maneira formal. Também, na maioria das vezes, será nessas instituições de ensino que se identificarão as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças, dificuldades essas que são falhas no sistema neurológico causadas por problemas biológicos ou ambientais. A presença da figura materna é de grande relevância para a aprendizagem da criança, uma vez que “as mães continuam interagindo com seus filhos com mais freqüência, em contexto de cuidados, sendo mais diretivas e insistentes do que os pais” (COLL 1995:251). E essa obrigação foi designada às mães ao longo dos anos; pois, culturalmente, as mulheres ficavam em casa e os homens saíam para trabalhar. As crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem necessitam mais do apoio materno, já que esses infantes precisam de um suporte afetivo ainda maior para sentirem que não estão sozinhas. Nesse contexto, o projeto pretende destacar alguns elementos considerados de grande relevância que envolvem os tipos dessas dificuldades e a presença da mãe para que tais questões sejam solucionadas. Para tanto, a pesquisa em questão, inicia-se em seu Capítulo I, tratando do Referencial Teórico cuja finalidade foi a de apresentar não apenas um relatório ou descrição de fatos levantados empiricamente, mas, também o de amoldar o desenvolvimento teórico de um caráter interpretativo, que se correlacione aos dados obtidos. Nesse capítulo, o modelo teórico que se buscou examinar teve a finalidade de abranger, junto à teoria, uma mostra de como caminha até, o presente momento, a fundamentação teórica sobre as dificuldades de aprendizagem e como as mães se relacionam com isso. No Capítulo II, o estudo segue tratando do Referencial Metodológico, onde se propôs identificar todos os aspectos relativos à escola estudada, além de esclarecer as diferentes maneiras do trabalho a ser realizado em campo, enfocando desde o método aplicado, aos instrumentos utilizados. O presente capítulo tem ainda seu foco voltado para os procedimentos adotados no tratamento com os dados. A elaboração do escopo contou com a elaboração de pressupostos que pretendem orientar o trabalho da pesquisadora no momento da coleta de dados. Sua elaboração centra-se nos seguintes direcionamentos: na maioria das vezes, a presença da figura materna é essencial para facilitar o aprendizado da criança, pois elas precisam de alguém em quem confiam para incentivá-las quando se deparam com um desafio; quando uma mãe é muito rígida ela pode inibir o aprendizado de uma criança que já tem certa dificuldade para aprender; pois, a mãe, com sua ansiedade, pode deixar a criança nervosa e se sentir pressionada; as mães ajudam seus filhos de forma positiva quando procuram ajudá-los em seus deveres de casa, conversam com eles sobre suas dificuldades e tentam, carinhosamente, procurar soluções para resolverem seus desafios de forma mútua e o envolvimento materno nas atividades escolares dos filhos está associado ao temor da repetência, ao mesmo tempo em que as mães entendem que ajudar nas atividades escolares significa estudar para ensinar seus filhos. Nas diversas fases da Pesquisa, deseja-se fazer uso ainda das categorias da Pesquisa documental e bibliográfica.

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Publicado

2009-04-30

Como Citar

Souza, F. ., & Tanno , M. Ângela . (2009). A presença da figura materna como um fator facilitador e ou inibidor no processo de aprendizagem de crianças com dificuldades escolares. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 5(7). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4854

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