PRESENÇA DE ASSIMETRIAS POSTURAIS E DORES MUSCULOESQUELÉTICAS EM MEMBROS SUPERIORES DE INDIVÍDUOS ADULTOS COM EXCESSO DE PESO
Palavras-chave:
dor musculoesquelética, extremidade superior, obesidadeResumo
O excesso de peso pode influenciar o surgimento de lesões degenerativas, sobrecarga em todo sistema musculoesquelético, adaptações no sistema corporal, além de desvios posturais e dor. Este trabalho objetivou identificar as assimetrias posturais e a presença de dor musculoesquelética em membros superiores de indivíduos adultos com excesso de peso. Trata-se de um estudo transversal, com a realização de avaliações físicas e posturais por meio da biofotogrametria computadorizada, além do preenchimento do questionário Nórdico de sintomas osteomusculares. A amostra foi constituída por 21 participantes, do sexo feminino com idade média de 54 anos, distribuídas em três grupos: grupo I (eutróficas, N=6), grupo II (pré-obesas, N=6) e grupo III (obesas, N=9). A obesidade influenciou no aparecimento de alterações escapulares, observando valores significativos quando comparados os grupos II e III (p 0,039). Na avaliação realizada sobre a dor houve diferença significativa no período de 24 horas para região dos braços entre os grupos I, II e III (0,026), e na comparação dos grupos entre si contatou-se diferença significativa entre o grupo I e o grupo III (0,024). Conclui-se que a presença de assimetria escapular em obesos pode influenciar na presença de dor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.