INSTAGRAM & SAÚDE: ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO DOS POSTS MAIS RELEVANTES SOBRE OBESIDADE
Palavras-chave:
obesidade, promoção da saúde, redes sociaisResumo
O Instagram destaca-se como a principal rede social online compartilhamento de imagem e vídeos, com aplicações no campo da promoção da saúde. Estudos recentes têm mostrado que esta rede social é uma ferramenta importante para promoção de hábitos saudáveis com potencial para ser utilizada no controle da obesidade. Assim, o objetivo do trabalho é classificar as postagens no Instagram relacionadas ao controle da obesidade. Trata-se de um estudo descritivo realizado em setembro de 2018 a partir da análise das 50 postagens de língua portuguesa mais relevantes, segundo o plug-in do Instagram, indexadas pelas hashtags: “obesidade”, #obesidadeinfantil, #obesidadenuncamais, #obesidademorbida, #obesidadeemagrecimento, #obesidadeeutratocomrespeito”. Verificou-se que das 300 postagens analisadas oriundas das diferentes hashtags utilizadas no estudo, 21% correspondem a imagens; 44% a imagens com texto; 18% a fotos; e 17% a vídeos. A maioria das postagens relaciona-se a conteúdos educativos ou informativos (34,4%); seguida por alimentação (24%), outros (16,6%), atividades físicas (13,6%) e fotos de antes e depois (11,4%). As publicações relacionadas com alimentação (61,2%), atividade física (75,6%), educativas ou informativas (86,4%), em sua maioria foram publicadas por profissionais de saúde. No entanto, as postagens com fotos de antes e depois (61,8%) e outras (56%), foram postadas por pessoas comuns. A interação dos usuários ocorreu principalmente por curtidas (58,6%) e visualizações (36,4%), sendo o uso da arroba para identificar um usuário pouco utilizado (0,06%). O Instagram tem veiculado conteúdo sobre a perda de peso e é frequentemente utilizado por profissionais da saúde.
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