AVALIAÇÃO DO ESTRESSE, NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E PRESSÃO ARTERIAL EM FUNCIONÁRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NOROESTE DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Atividade Física, Estresse, Pressão ArterialResumo
A rotina laboral pode ser um gatilho para distúrbios de ordem psicológica e física tais como o estresse e hipertensão. Adicionalmente, a inatividade física pode corroborar com a piora em ambos os quadros. Nesse sentido, objetivou-se com o presente estudo, avaliar os níveis de pressão arterial, estresse e atividade física em funcionários de uma instituição de ensino superior. Participaram do estudo 32 funcionários (23 mulheres e nove homens) distribuídos entre os setores de serviços gerais, administrativo, financeiro, coordenação de curso e secretaria. Os dados coletados foram submetidos à estatística descritiva, Análise de Variância (ANOVA) e as médias foram comparadas utilizando o teste t de student ou teste de Mann- Whitney com p < 0,05. Os valores de pressão arterial sistólica, diastólica e média foram superiores nos homens em comparação às mulheres (p < 0,05). Foram observados maiores níveis de estresse no sexo feminino, principalmente na fase de resistência (p < 0,05). Não foi observada diferença significativa entre a prevalência de sintomas de estresse, bem como o nível de atividade física entre gêneros. Mais da metade da amostra foi classificada como “muito ativa” ou “ativa” quanto ao nível de atividade física. Conclui-se que os funcionários avaliados apresentaram níveis de pressão arterial dentro da normalidade, estando o nível de atividade física satisfatório. Com relação ao estresse, conclui-se que as mulheres apresentaram maiores níveis deste parâmetro em relação aos homens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.