ANÁLISE PARASITOLÓGICA DE ALFACES (Lactuca sativa L.) COMERCIALIZADAS EM FEIRAS DE MUNICÍPIOS DO INTERIOR DO ESTADO DO MARANHÃO
Palavras-chave:
Enteroparasitas, Hortaliças, Saúde PúblicaResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o perfil parasitológico de alfaces (Lactuca sativa L.) comercializadas em feiras de municípios do estado do Maranhão. Foram coletadas 18 amostras de alfaces da cidade Lago da Pedra (dez amostras) e Poção de Pedras (oito amostras), as análises parasitológicas foram realizadas com a água do lavado das alfaces, baseado no método de sedimentação espontânea, caracterizando um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Todas as amostras foram positivas para helmintos e/ou protozoários. Os parasitas mais prevalentes encontrados nas amostras foi o Ascaris lumbricoides e Entamoeba coli, com nove e oito amostras contaminadas, respectivamente. Assim, o estudo mostra que as alfaces que estão sendo comercializadas nesses municípios do interior do estado do Maranhão não estão de acordo com o padrão de higiene estabelecidos por órgãos regulamentadores, revelando, que não há um controle parasitário sobre as hortaliças que estão sendo vendidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.