#PROMOÇÃODASAÚDE: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NO INSTAGRAM
Palavras-chave:
Educação em saúde, Promoção da saúde, Redes sociais onlineResumo
A Rede Social Online Instagram se destaca como a principal rede de compartilhamento de imagens e vídeos, permitindo expressiva interatividade social, com aplicações em diferentes campos. Estudos recentes têm mostrado que esse ambiente digital pode ser utilizado como importante instrumento para a propagação de estratégias de promoção da saúde. O presente estudo, de caráter descritivo, objetivou classificar as postagens mais relevantes, segundo plug-in do Instagram, indexada pela hashtag promoção da saúde. Realizado em setembro de 2019, o estudo evidenciou que das 100 postagens analisadas, 67% correspondiam a imagens com texto; 26% a fotos; 5% a vídeos e 2% a imagens sem textos. A maioria das postagens eram relacionadas a prevenção contra doenças (46%), alimentação/nutrição (41%) e atividade física (13%). Percebeu-se, ainda, que a maioria das publicações com o uso de “#promoçãodasaúde” foram realizadas realizada pelo Ministério da Saúde (63%), por profissionais da saúde (35%) e, minoritariamente, por pessoas não ligadas à área da saúde (2%). A partir da perspectiva da educação em saúde por meios digitais, defende-se a potencialidade do Instagram para transmitir informações, gerar mudanças e promover saúde, notadamente quando utilizada por profissionais e órgãos do setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.