#PROMOÇÃODASAÚDE: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NO INSTAGRAM

Autores

  • Elen Bruna Vicente
  • Filipe Rossini
  • Tânia Silva
  • Marcelo Bernuci

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Redes sociais online

Resumo

A Rede Social Online Instagram se destaca como a principal rede de compartilhamento de imagens e vídeos, permitindo expressiva interatividade social, com aplicações em diferentes campos. Estudos recentes têm mostrado que esse ambiente digital pode ser utilizado como importante instrumento para a propagação de estratégias de promoção da saúde. O presente estudo, de caráter descritivo, objetivou classificar as postagens mais relevantes, segundo plug-in do Instagram, indexada pela hashtag promoção da saúde. Realizado em setembro de 2019, o estudo evidenciou que das 100 postagens analisadas, 67% correspondiam a imagens com texto; 26% a fotos; 5% a vídeos e 2% a imagens sem textos. A maioria das postagens eram relacionadas a prevenção contra doenças (46%), alimentação/nutrição (41%) e atividade física (13%). Percebeu-se, ainda, que a maioria das publicações com o uso de “#promoçãodasaúde” foram realizadas realizada pelo Ministério da Saúde (63%), por profissionais da saúde (35%) e, minoritariamente, por pessoas não ligadas à área da saúde (2%). A partir da perspectiva da educação em saúde por meios digitais, defende-se a potencialidade do Instagram para transmitir informações, gerar mudanças e promover saúde, notadamente quando utilizada por profissionais e órgãos do setor. 

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Vicente, E. B. ., Rossini, F. ., Silva, T. ., & Bernuci, M. . (2021). #PROMOÇÃODASAÚDE: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE NO INSTAGRAM. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 18(35). Recuperado de https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4106

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>