COMPARAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS BROMATOLÓGICAS DAS AMÊNDOAS DE CACAU (Theobroma cacao), CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum) E CUPUÍ (Theobroma subincanum)
Palavras-chave:
extrato etéreo, frutos amazônicos, matéria ineralResumo
Apesar da diversidade de espécies frutíferas na região amazônica, ainda são escassos os estudos que abordem as potencialidades e restrições do uso dos seus produtos e subprodutos para finalidades distintas. O estudo buscou avaliar as características bromatológicas das amêndoas de três frutos típicos da região do vale do Juruá – Acre, cacau (Theobroma cacao), cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e cupuí (Theobroma subincanum), quanto: Matéria Seca, Matéria Mineral, Extrato Etéreo e Fibra Bruta. As análises foram realizadas no laboratório de Bromatologia da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. O delineamento experimental utilizado foi o Delineamento Inteiramente Casualizado, contendo três tratamentos (frutos) e 10 repetições (amostras). Verificou-se que os teores médios de Matéria Seca e Fibra bruta das amêndoas dos frutos não diferiram entre si (p<0,05). Houve diferença significativa (p<0,05) entre os teores médios de Extrato Etéreo e Fibra Bruta, em que os teores médios variaram de 3,10 a 3,96%; 25,98 a 39,27%, respectivamente. Apesar de pertencerem à mesma família botânica, as amêndoas os frutos avaliados apresentam composição bromatológica distinta. O levantamento de informações quanto à essas espécies permitem agregar valor às mesmas na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.