A COMBINAÇÃO ENTRE A ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA E TÉRMICA É EFICIENTE PARA A SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DAS SEMENTES DE Lithraea molleoides
Palavras-chave:
Aroeira-preta, Cilindro rotativo, GerminaçãoResumo
Lithraea molleoides é uma espécie florestal nativa do Brasil que possui utilização para fins madeireiros, tanífera, medicinal, energia e programas de restauração. Sua propagação ocorre na forma seminal, apresentando germinação irregular, desuniforme e com ampla faixa de distribuição ao longo do tempo; Este trabalho teve como objetivo verificar a eficiência da associação entre as escarificações mecânica e térmica para a superação da dormência de sementes de L. molleoides. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial (4 x 3), sendo quatro tempos de escarificação com lixa em cilindro rotativo (0, 2, 4 e 6 minutos) e três formas de imersão das sementes em água (0, 24 h, 24 h/70 ºC) com quatro repetições. Foram determinados: o índice de velocidade de germinação, coeficiente de velocidade de germinação, tempo médio de germinação, primeira contagem de germinação, porcentagens acumuladas de germinação e sementes firmes/mortas. Os resultados mostraram que as sementes de L. molleoides escarificadas com lixa no tempo de quatro minutos e imersas por 24 horas em água a 70 ºC expressaram resultados satisfatórios na superação da dormência tegumentar. A associação entre as escarificações mecânica e térmica são eficientes para a superação da dormência tegumentar das sementes de L. molleoides. O tempo de escarificação de 4 minutos com lixa em cilindro rotativo seguida da imersão em água a 70 ºC até esfriamento total por 24 horas são recomendados para a superação da dormência de sementes de L. molleoides.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.