TEORIA DAS FILAS: UMA APLICAÇÃO EM PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE
Palavras-chave:
Modelos de filas, Saúde, Prazos de espera, Tomada de decisãoResumo
Objetivo: Avaliar, por meio da Teoria das Filas, os prazos de espera dos pacientes de um Pronto Atendimento de Saúde do município de Maringá, no Paraná, no período de novembro e dezembro de 2010. Metodologia: Utilizou-se o modelo M / M /1/ ∞ / FIFO que consiste em um sistema de um canal, uma fila e população infinita. Para o desenvolvimento da pesquisa foram coletadas as seguintes informações: a) número de atendimentos; b) horário de chegadas dos pacientes no pronto atendimento; c) horário de início e término dos tratamentos na especialidade de clínico geral; d) número de pontos de atendimentos. Na análise dos dados foi usada a distribuição de frequência simples e relativa, além dos cálculos dos indicadores de desempenho proposto pelo modelo de filas. Resultados: Nos períodos analisados, o pronto atendimento utilizou praticamente toda a sua capacidade e os tempos de espera foram considerados satisfatórios, dada a demanda existente. Conclusão: A empresa deveria desenvolver um acompanhamento destes prazos de espera, visto que utiliza sua máxima capacidade. Caso ocorra sazonalidade em determinado período, o sistema poderá apresentar problemas de congestionamento, pois a demanda se tornará maior que a oferta por esse serviço de saúde.
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