PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E PREVALÊNCIA DE CÂNCER DA PELE EM PACIENTES COM IDADE ACIMA DE 50 ANOS, EM IBIPORÃ- PR
Palavras-chave:
carcinoma, envelhecimento, neoplasiaResumo
O câncer da pele é a neoplasia de maior incidência no Brasil, correspondendo a 25% do total de casos, podendo ser dividido em basocelular, espinocelular e melanoma. A exposição solar excessiva é o seu principal fator de risco modificável. OBJETIVOS: Avaliar a prevalência de neoplasia cutânea da população atendida em um ambulatório de especialidades, bem como o perfil sociodemográfico. MÉTODOS: Revisão de prontuários médicos restritos aos pacientes com idade acima de 50 anos encaminhados a dermatologia, com o diagnóstico de câncer da
pele no período de janeiro a dezembro de 2012. RESULTADOS: câncer da pele foi diagnosticado em 5,16% dos pacientes, com média de idade de 69,84 (±12,18) anos. A maioria dos indivíduos era do sexo feminino (61%), houve predomínio de lesão única (79%), sendo a cabeça o segmento de maior ocorrência. CONCLUSÃO: Conclui-se que no Centro de Referência e Especialidades Médicas de Ibiporã, Paraná, câncer da pele predomina em indivíduos do sexo feminino, faixa etária entre 50 e 60 anos, casados, inativos ocupacionalmente e com renda familiar entre um e dois salários mínimos. Nessa população uma única lesão cutânea e o subtipo basocelular, representam grande parte dos casos. Os resultados indicam a necessidade de ações de prevenção primária, por meio da educação em saúde, que estimulem a proteção contra a luz solar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.