EDITAL, NORMAS, MODELO DE AUTORIZAÇÃO E  CHECK-LIST PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA A EDIÇÃO nº 25/2017

 

1. EDITAL PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

  

Este edital apresenta as normas para submissão de trabalhos a serem publicados na ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, edição Nº 26/2017.

1) A Enciclopédia Biosfera é um periódico científico com acesso livre e irrestrito por meio do site www.conhecer.org.br

2) Podem ser submetidos artigos científicos regulares, relatos de caso e revisões bibliográficas.

3) Serão publicados apenas trabalhos inéditos. Não serão aceitos trabalhos com resultados já publicados em anais ou suplementos (congressos, simpósios, encontros, semana acadêmica, jornada) e em dissertação/tese.

4) Por ser uma Enciclopédia, são aceitos artigos em quaisquer áreas do conhecimento.

5) Cada autor poderá submeter até cinco trabalhos por edição, mesmo na condição de autor ou co-autor.

6) O artigo poderá ter no máximo cinco autores.

7) Os trabalhos devem ser enviados por e-mail, na forma de anexo, ao e-mail biosfera@innovatio.org.br. O formato do artigo deve ser DOC. Não serão aceitos artigos no formato DOCX, PDF ou outros. Caso a submissão não ocorra no formato DOC, o artigo será RECUSADO SUMARIAMENTE.

Além do artigo é necessário o envio dos seguintes documentos:

- Autorização para publicação (VER MODELO DE AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO NO FINAL DO EDITAL) sem ônus ao Centro Científico Conhecer, assinada por todos os autores do trabalho.

- Cópia do comprovante de pagamento da taxa de submissão.

- Cheklist devidamente preenchido e assinado pelo autor correspondente (VER CHECK-LIST NO FINAL DO EDITAL).

 O recebimento dos trabalhos deve acontecer do dia  03 de agosto de 2017 até o dia 02 de outubro de  2017.

  Único: O Centro Científico Conhecer envia e-mail de confirmação do recebimento de cada artigo. O e-mail de contato com os autores, informado no artigo, é a única forma de contato com os autores a ser utilizada pelo Centro Científico Conhecer.

8) Os autores poderão desistir da submissão do artigo. Se esta desistência ocorrer até 15 dias após a submissão, a taxa de submissão será devolvida. Após este período, não haverá devolução da taxa de submissão.

9) Seleção dos artigos:  Os artigos serão avaliados pela Comissão Técnico-Científica. O resultado da seleção ocorrerá até o dia 21 de novembro de 2017.

10) A Comissão Técnico-Científica poderá tomar as seguintes deliberações:

a) Reprovar o artigo sem observações, nos casos de plágio e/ou auto-plágio com qualquer documento já publicado mediante relatório do software CopySpider. A taxa de similaridade não poderá ser maior que 3%. Maior que esta, o artigo será RECUSADO SUMARIAMENTE.

- Cópia literal ou aproveitamento de texto de terceiros é considerado plágio. Quando esta cópia ocorre de um outro trabalho do próprio autor esta prática é considerada autoplágio. EVITAR QUALQUER FORMA DE PLÁGIO.

ATENÇÃO: Conforme o Código Penal Brasileiro, artigo 184, PLÁGIO é crime. A punição pode variar desde pagamento de multa a reclusão por quatro anos.

b) Reprovar o artigo quando apresentar qualidade técnica insuficiente seja pela inconsistência na redação científica, metodologia e resultados apresentados.

c) Solicitar correções no artigo mediante parecer dos editores e revisores. Os autores terão a oportunidade de realizar os ajustes e uma nova avaliação será conduzida para verificar a consistência técnico-científica do trabalho.

d) Aprovar o artigo.

11) Do recurso: A decisão sobre os artigos aceitos pela Comissão Técnico-Científica são IRRECORRÍVEIS.

12) Publicação: Os artigos serão publicados em formato PDF, sem restrições, no sitio da revista digital ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, de ISSN Nº 1809-0583. A inscrição do trabalho implica em autorização para sua publicação integral, sem qualquer ônus ao Centro Científico Conhecer. O autor deverá entregar junto à inscrição a declaração de autorização para publicação, em anexo. Cada autor receberá do Centro Científico Conhecer um certificado comprovando a  publicação.  Os trabalhos serão publicados no dia 05 de dezembro de 2017.

13) Envio dos certificados de publicação: o certificado de publicação será DIGITAL e enviado por e-mail ao autor correspondente. O autor correspondente será responsável pelo encaminhamento do certificado aos outros autores.

14) Para realizar a inscrição de cada artigo, será cobrada uma taxa de submissão no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). Cópia do comprovante de depósito deve acompanhar a autorização de publicação enviada por e-mail. O depósito deve ser realizado na conta: Banco do Brasil Numero 50865-9  Agencia 3486-X  Titular: Faculdade Innovatio

15) Os artigos aprovados para publicação deverão fazer o pagamento de valor complementar de R$ 90,00 (noventa reais). Os artigos recusados para publicação não deverão fazer o depósito deste valor complementar.

16) O artigo será publicado somente se:

            - FOR ACEITO PELA COMISSÃO TÉCNICA-CIENTÍFICA;

            -HOUVER PAGAMENTO DA TAXA DE PUBLICAÇÃO.

17) Os autores que desejarem fazer o pagamento com cartão de crédito, inclusive de forma parcelada (até seis vezes), deverão fazer esta solicitação pelo e-mail biosfera@innovatio.org.br

18) A revista realiza a avaliação do mérito estatístico dos artigos por meio de profissionais qualificados nesta área.

19) Os autores estão cientes que não será devolvido o valor pago referente a artigos que forem recusados.

20) Após a submissão do artigo, não será aceita a troca, retirada ou inclusão de autores.

21) As informações apresentadas no trabalho são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

 

 

Atenciosamente,

 

Profa. Ivonete Parreira

Presidente da Comissão Editorial e Científica

 

 2. NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

1) Forma de apresentação: O artigo cientifico ou a revisão bibliográfica deverá ser apresentado de forma completa

– Digitado em formato DOC (não sendo aceito formato DOCX, PDF ou outro), contendo Título, nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (sem abreviações), e-mail do autor correspondente somente incluindo instituição de origem, cidade e país.

2) O trabalho deve ter:

- resumo em língua portuguesa (centralizado)

- palavras-chave escrita em negrito e caixa alta (palavras em ordem alfabética, no mínimo três palavras)

- título em língua estrangeira (negrito,  caixa alta, centralizado)

- resumo em língua estrangeira (abstract), palavras-chave em língua estrangeira (keywords).

-O resumo deve ter o máximo de 250 palavras.

USO DE REFERENCIAS :

CITAÇÕES 
 
*Citações (ABNT), sobre caixa baixa ou ALTA: *Citação no inicio ou meio de frase (ano) - caixa baixa;  CITAÇÃO NO FINAL DE FRASE (ano) - CAIXA ALTA.
 
Exemplos: 
Se 1 autor: Vieira (2012) ou (VIEIRA, 2012);
Exemplo;
De acordo com Vieira (2012) a vacinação deve ser realizada até os cinco anos de idade.   OU    A vacinação deve ser realizada até os cinco anos de idade (VIEIRA, 2012)
 
 
Se 2 autores: Keller e Karmelli (1974) ou (KELLER; KARMELLI, 1974);
Exemplo: 
De acordo com Keller e karmelli (1974) o estágio larval ocorre aos 7 dias. OU :  O estágio larval ocorre aos 7 dias (KELLER ; KARMELLI, 1974) 
 
 
Se 3 ou mais autores: Vieira et al. (2011) ou (VIEIRA et al., 2011).
Exemplo: 
Conforme verificado por Vieira et al. (2011) as incidências temporais são sazonais.  OU;  As incidências temporais são sazonais (VIEIRA et al., 2011)
 
 
Nas Referências Bibliográficas só colocar et al. *após* quinto autor e os
títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados. Se o periódico eletrônico incluir DOI.

3) O número de palavras-chave e os respectivos keywords deverão ser três.

4) O artigo científico regular deve apresentar as seções: introdução, objetivos (que podem estar inseridos na introdução), material e métodos, resultados e discussão, conclusão (se for o caso), agradecimentos (se houver) e referências.

A revisão bibliográfica deve possuir as seguintes seções: introdução, desenvolvimento, considerações finais, agradecimentos (se houver) e referências.

O relato de caso deve apresentar: introdução, Relato de caso, Resultados e discussão, conclusão.

A formatação seguirá as normas de

- corpo do texto justificado

- espaçamento simples entre linhas

- margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e direita de 2 cm

- O texto deve ter no mínimo 7 páginas e com limite máximo de 15 para relatos de caso e artigos científicos.

- papel tamanho A4, com fonte Arial tamanho 12

- as páginas não devem ser numeradas.

- Se o documento for uma revisão de literatura deve conter no mínimo 15 páginas.

5) Inserção de Tabelas e Figuras deverá ser feita imediatamente após a chamada no texto. As figuras deverão ser apresentadas em formato jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Orientamos para que o trabalho tenha preferencialmente tamanho máximo de 1.000Kb.

- As figuras devem informar a fonte. 

- O cabeçalho da Tabela deve vir acima da Tabela

- O cabeçalho da Figura deve vir abaixo da Figura. Para mais detalhes a respeito da formatação de Tabelas e Figuras consultar trabalhos já publicados no periódico.

 6) As situações não previstas devem seguir o que é determinado pelas normas da ABNT.

7) São aceitos trabalhos nos idiomas: português, espanhol e inglês.

           8) São aceitos artigos nas formas:

                a - Pesquisa científica com resultados;

                b - Estudo de caso;

                c - Revisão Bibliográfica;

            9) Para todas as publicações: devem conter, pelo menos, 60% das referências citadas sendo dos últimos cinco anos.

-  Não citar trabalhos oriundos de resumos de congressos, teses e dissertações.

           10) TRABALHOS QUE NÃO ESTIVEREM DENTRO DA FORMATAÇÃO INDICADA NO EDITAL SERÃO RECUSADOS SUMARIAMENTE.

            11) As submissões  de trabalhos devem ser feitas durante o período de vigência do edital, obedecendo às regras do mesmo.

            12) Trabalhos resultantes de pesquisa com pessoas ou animais devem informar o parecer do comitê de ética e número de registro. (esta informação pode ser enviada anexa ao trabalho)

            13) Orientações para desenvolvimento do texto:             

                - Trabalho científico deve ser escrito de forma impessoal, não usem textos em terceira pessoa.

                - Referências no texto devem constar na lista final e vice-versa.

                - NÃO SÃO ACEITOS ARTIGOS DE OPINIÃO.

                - Todos os artigos submetidos recebem resposta dos avaliadores e orientações para que os autores possam melhorar seus trabalhos (quando for o caso).

            14) As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética , não numeradas e com um espaço entre as mesmas.

IMPORTANTE:

Para as referências oriundas de artigos científicos, OBRIGATORIAMENTE inserir a URL e o número de identificação de DOI:

 Exemplo:

VIJAYARAGHAVAN, K.; JOSHI, U. M. Hybrid Sargassum-sand sorbent: A novel adsorbent in packed column to treat metal-bearing wastewaters from inductively coupled plasma-optical emission spectrometry. Journal of Environmental Science and Health, Part A, v. 48, n. 13, p. 1685-1693, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/10934529.2013.815503>. doi: 10.1080/10934529.2013.815503

           Outras informações pelo e-mail biosfera@innovatio.org.br

 

 Atenciosamente,

 

Profa.msc. Ivonete Parreira

Presidente da Comissão Editorial e Científica

 

 

 

 

 

 3.  MODELO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO

 

Declaro para os devidos fins que o texto intitulado  ............................................................... é de minha autoria e que todos os esforços foram feitos para que as fontes utilizadas no mesmo fossem explicitadas no próprio corpo do texto e nas referências. Estou ciente de que todas as informações apresentadas no trabalho são de exclusiva responsabilidade dos autores.

O presente trabalho: (  ) é inédito

               Por meio desta declaração autorizo a divulgação do texto, por mídia impressa, eletrônica ou outra qualquer, ao Centro Científico Conhecer, sem custo algum. Esta obra passa a ser licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0.

                 Sem mais para o momento,

  

________________________

Local e Data

 

Nome dos autores                                     Assinatura                                                               e-mail de contato

_________________________                             ___________________         

_________________________                             ___________________         

_________________________                             ___________________         

_________________________                             ___________________         

_________________________                             ___________________         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. CHECK-LIST PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DA EDIÇÃO Nº 25/2017

(responder e enviar escaneado ou fotografado)

     Título do trabalho:

 

 

 

 

Normas para submissão

Sim

Não

O arquivo do artigo científico regular ou revisão bibliográfica está em formato DOC.


 


 

Há no máximo cinco autores. Os nomes dos autores estão corretos.


 


 

O corpo do texto apresenta as seguintes formatações: justificado, espaçamento simples, margem superior e esquerda de 3 cm, margem inferior e direita de 2 cm, em papel tamanho A4, com fonte Arial tamanho 12.


 


 

O artigo científico regular apresenta no mínimo 7 páginas e no máximo 15 páginas.


 


 

A revisão bibliográfica possui no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas.

 

 

O artigo ou revisão bibliográfica contém 3 palavras-chave.


 


 

O resumo possui no máximo 250 palavras.


 


 

O artigo científico regular possui as seguintes seções Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão (se for o caso), Agradecimentos (se houver) e Referências.


 


 

A revisão possui as seguintes seções: Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais, Agradecimentos (se houver) e Referências.

 

 

As tabelas e figuras apresentam os cabeçalhos dispostos adequadamente.

 

 

Figuras: Deverão ser apresentadas em formato jpg, com resolução mínima de 300 dpi.


 


 

Pelo menos 60% das referências citadas são dos últimos cinco anos.


 


 

Para as referências oriundas de artigos científicos inseriu-se a URL e o número de identificação de DOI.


 


 

Estou de acordo que tenho 15 dias a partir da data da submissão para desistir da submissão e  ter a taxa de submissão ressarcida. Após este período pode haver desistência,  mas sem ressarcimento da taxa de submissão.


 


 

Estou de acordo que caso meu trabalho seja recusado não haverá ressarcimento da taxa de submissão.


 


 

Estou de acordo que caso meu trabalho seja aceito para publicação, somente haverá publicação se houver o pagamento da taxa de publicação.


 


 

 

 

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Autor correspondente - Local e Data