ENCICLOPÉDIA BIOSFERA - SUMÁRIO DA EDIÇÃO V. 10  Nº 20/2015

EDIÇÃO ESPECIAL - I Congresso Internacional de Interdiciplinaridade em Educação e
II Conferência de Formação de Professores Catalão-GO, 21/11 a 28/11/2014.

      

A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE MONITORIAS, OFICINAS E AUXÍLIO EM SALA DE AULA - Jussara Fernandes Lins; Thayane Alves de Oliveira, Tatiane Alves da Guarda, Carla Michelle de Lima Souza; Valéria Alves Ribeiro, Rafael Siqueira Silva, Adriana Aparecida Molina Gomes.

A BIOGRAFIA DE LUIZ GAMA NO ENSINO: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA NA FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS - Maria Eunice Silva, Jeanne Silva.

A BUSCA DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PAULO VITOR TEODORO DE SOUZA, HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA, IARA MARIA MORA LONGHINI.

A COMPREENSÃO DE LEITURA DE LINGUAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TESTE CLOZE - VANIA RODRIGUES RIBEIRO, ADRIANA GONÇALVES DA SILVA, FELIPE BRASIL ANDRADE, LUZIA FELIPE DA SILVA, MARIANA QUEREN RODRIGUES TRISTÃO, RAISSA LIMA L. LOURENÇO, TAINARA DA FONSECA ROSA, LEONARDO SANTOS ANDRADE.

“A COR DA TERNURA":O DESAFIO DE SER PROFESSOR NEGRO NA EDUCAÇÃO ATUAL DO SUDESTE GOIANO - Janaína N. de Paula, Márcia Pereira dos Santos.

A HISTÓRIA QUE SE PESQUISA E NÃO SE ENSINA: A HISTÓRIA DE GOIÁS E SUA AUSÊNCIA NOS MATERIAIS DIDÁTICOS - Jackeline de Oliveira Silva, Jorge Luiz da Silva Alves, Maria Eunice Silva, Márcia Pereira dos Santos.

A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS DOS TERCEIRO E QUARTO ANOS DE ESCOLARIDADE - Rosa Marina Santos, Luiza Nobre-Lima.

A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA UFG CATALÃO - ELIS REGINA DA COSTA, MARIA ZENAIDE ALVES, WENDER FALEIRO.

A INTERDISCIPLINARIDADE EM CURRÍCULOS DE MATEMÁTICA DE ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CURRICULAR - HARRYSON JÚNIO LESSA GONÇALVES, ANA CLÉDINA RODRIGUES MONTEIRO, ANA LÚCIA BRAZ DIAS, DEISE APARECIDA PERALTA, BIANCA RAFAELA BONI, YRINA KRAUSS BARRETTO ALVARENGA, SILVIA REGINA VIEIRA DA SILVA.

A INVESTIGAÇÃO E O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE GENÉTICA A PARTIR DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO - Sayonara M.Santos, Mara Cristina M.Garcia, Monike Hyasmin G. Miranda.

A PAISAGEM E O ENSINO DE CIDADE: UM RELATO DE EXPÊRIENCIA DO PIBID - Ailton Domingos da Silva, João Paulo de Andrade Marques.

A PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FACE À LUDOTERAPIA EM CONTEXTO EDUCATIVO – UMA ABORDAGEM QUALITATIVA - ROSA S. P. RAMOS, LISETE S. M. MÓNICO.

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS SOBRE O USO DA IMAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA - Uerlei de Jesus, Jordana Rezende Souza Lima.

A PRÁTICA DOCENTE INICIAL APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA E A FEIRA DE CIÊNCIAS - ALINE DA SILVEIRA GOMES, AURÉLIO MIGUEL DIAS MOREIRA, MÁRCIA FELIPE MENDES, REINALTO FERREIRA, MARIA FERNANDA DO CARMO GURGEL.

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E O ENSINO DE HISTÓRIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CATALÃO-GO - Eriziane de Moura Silva Rosa, Angélica Alves Bueno, Eliane Martins de Freitas.

A RESTINGA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE GURIRI, SÃO MATEUS-ES - HUSLANA QUARTEZANE SEGANTNI, MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA, LUANA DIAS MENDES, RENARA NICHIO AMARAL, THAMYRIS MILLI.

A TÉCNICA CLOZE NA AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM PORTUGUÊS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II - CINTHIA DE PAULA MARQUES, JUCEMÁRIA SILVA DE ALMEIDA, KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO, NILCE MEIRE ALVES RODOVALHO, WYGNY ARAÚJO MACEDO, ADRIANA SANTOS PRADO SADOYAMA, GERALDO SADOYAMA LEAL.

ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LEITURA EM TEXTO DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - RAFAELLA LIBRELON DE FARIA, GERALÚCIA SOUSA CAMPOS, GUILHERME ROCHA GALVÃO,WELLINGTON DOS REIS NASCIMENTO, GERALDO SADOYAMA LEAL, ADRIANA SANTOS PRADO SADOYAMA, LEONARDO SANTOS ANDRADE, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS PARA PORTUGUÊS - ALESSANDRA CÂNDIDA DA SILVA, ANDRESA MACHADO DA SILVA, JEOVÂNIA MARIA DE LIMA, JULIANA DOS REIS BORGES CORRÊA, MIRIÃ SARA PACHECO SILVA, YASMIN DA SILVA ROCHA, ADRIANA SANTOS PRADO SADOYAMA, GERALDO SADOYAMA LEAL.

APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A TEMÁTICA ‘AGRICULTURA E ALIMENTOS’: CONTRIBUIÇÕES DE CENÁRIOS MULTIDISCIPLINARES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - Patrícia Regina Carvalho Ottz, Antonio Henrique Pinto, Manuella Villar Amado.

APROFUNDAMENTO DO ENTENDIMENTO SOBRE AS DIMENSÕES CONSTITUINTES DE UM QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM ALUNOS DA ÁREA ARTÍSTICA - Susana B. Monteiro, Lisete S. M. Mónico.

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA ELETROQUÍMICA: UMA ABORDAGEM SIMPLIFICADA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - ARTUR FERNANDES ALMEIDA, ITÁLIA VALLERINI BARBOSA, MAYCON DOUGLAS MARTINS SILVA, KAMILA RODRIGUES COELHO, HENRIQUE ALMEIDA FERNANDES, SAULI SANTOS JUNIOR.

AS ATITUDES DOS ALUNOS FACE À UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE - LISETE S. M. MÓNICO, ALEXANDRA S. FAUSTINO.

ASPECTOS DA HISTÓRIA AMBIENTAL DA ILHA DE GURIRI-ES: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL BIORREGIONALISTA - ANA PAULA V. CAETANO; JOSIVANIA R. OLIVEIRA, RENATA AHNERT, CLAUDINEIA C. TEIXEIRA; MARCOS C. TEIXEIRA.

ATITUDES DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PORTUGUESES FACE À ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR HOMOSSEXUAIS - HÉLDER MEIRELES CARDEIRA, LISETE S. MÓNICO, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: A OPINIÃO DE PROFESSORES PORTUGUESES DE EDUCAÇÃO FÍSICA - SUSANA R. B. FILIPE, LISETE S. M. MÓNICO, PAULO A. CASTRO.

AVALIAÇÃO ATRAVÉS DO TESTE CLOZE DA COMPREENSÃO LEITORA EM MATEMÁTICA - MARCOS CÉSAR RODRIGUES MACHADO, BRUNA BARBOSA SILVA, JOINGRE FLORENTINA ALVES BUENO, MAYARA AZEVEDO MARTINS SILVA, NEUZA DE SÁ GUIMARÃES PEIXOTO, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO, GERALDO SADOYAMA LEAL, LEONARDO SANTOS ANDRADE.

AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO EM LEITURA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE - GABRIELA DA COSTA RIBEIRO, ANDERSON RUAN DE OLIVEIRA ALVES, GEIZA PEREIRA DE ASSUNÇÃO, PEDRO WISNER COSTA VIEIRA, TAIRONI RODRIGUES, LEONARDO SANTOS ANDRADE, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO, GERALDO SADOYAMA LEAL.

AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL - Juciléia Da Silva Fonseca, Fábio Pereira De Melo, Luana Pires Silva, Maria De Lara Amorim, Nathália Sayuri Tateno, Priscila De Almeida Silva, Adriana Santos Prado Sadoyama, Paulo Alexandre de Castro.

CIRCUITO DO LIVRO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR - Letícia Maria Damaceno Sateles, Maria Aparecida de Castro, Maria Aparecida Rodrigues de Souza.

‘COÇA, COÇA, PULA, PULA, OLHA A PURGA!’ – ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS INICIAIS – UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR - Fabiana Rodrigues Carrijo.

CONTEÚDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIALOGANDO COM O PIBID -  Paulo M.C. Martins, Andreia  C. P. Ferreira.

COMPREENSÃO DA LEITURA EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ATRAVÉS DO TESTE CLOZE - FERNANDA GONÇALVES SILVA, CARLA MARIELLY GARCIA, DÉBORA MARIA DA SILVA RAMOS, KATIÚSCIA PEREIRA DOS SANTOS, MAYLURA MORAIS CALDAS, ADRIANA SANTOS PRADO SADOYAMA, LEONARDO SANTOS ANDRADE, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

COMPREENSÃO DA LEITURA EM MATEMÁTICA EM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO TESTE CLOZE - ADRIANA DOS SANTOS PRADO SADOYAMA, FERNANDA GURGEL PREFEITO, ROSANGELA BANDEIRA DOS SANTOS, OLINDA INES AREDA ROSA, ANDRÉIA PEREIRA DOS SANTOS, LEONARDO SANTOS ANDRADE, GERALDO SADOYAMA LEAL, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

COMPREENSÃO LEITORA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS EM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Luciana Custódio da Silva, Anabel da Silva Mariano, Bianca Alves, Lilandes Pires Fonseca, Maria Clara Xavier de Mendonça, Rúbia Graziela Pereira Cândido, Adriana Santos Prado Sadoyama, Paulo Alexandre de Castro.

COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DO PIBID: APOSTA NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GOIÁS - Vanessa Gabassa; Maria de Fátima Teixeira Barreto; Keila Matida de Melo Costa; Carime Rossi Elias.

CONCEPÇÕES DE ADOLESCÊNCIA E TRABALHO EM DISSERTAÇÕES DE PSICOLOGIA SOCIAL - Alciene Alves Ferreira.

CONSIDERAÇÕES EM TORNO DE UM NOVO PARADIGMA DA APRENDIZAGEM: O E-LEARNING - ALEXANDRA S. FAUSTINO, LISETE S. M. MÓNICO, RODRIGO FERREIRA MARINHO, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

EDUCAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Jussara Gabriel dos Santos, Helena de Ornellas Sivieri-Pereira.

DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA REGIONAL CATALÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - Andressa Sandrine S. de Jesus, Francisco C. Braga, Janinne Nascimento, Lana F. de Lima, João Paulo Cunha, Paulo Maciel C. Martins, Rroseane Patricia de Souza e Silva, Thátila V. de Mesquita.

DIAGNÓSTICOS E PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES COM TUBERCULOSE: OFERECENDO SUBSÍDIOS PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM - LUIZ HENRIQUE BATISTA MONTEIRO, TAINARA CATOZZI DENARDI, CARINA ALA DA SILVA, FLÁVIA DE CASTRO CAIXETA, MARCOS VINICIUS DE OLIVEIRA, PALOMA CINTHIA DUARTE SILVA, IVANIA VERA, ROSELMA LUCCHESE.

DIFICULDADES INERENTES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS - Luciane Guimarães de Paula.

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE – EXERCÍCIO DE CIDADANIA E FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR - NEILA MARIA MENDES BORGES, MARISTELA VICENTE DE PAULA, AUGUSTO CÉSAR DA FONSECA NETO, GABRIEL DE MELO NETO, MARIA CAROLINA FELÍCIO NETTO, DORCAS OLIVEIRA TRISTÃO, NORMALENE SENA DE OLIVEIRA, ALTINA ABADIA DA SILVA.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UMA ALTERNATIVA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, INCLUSIVA E FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO - João Batista Ferreira, Adriana Santos Prado Sadoyama.

ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL - Rogério Costa dos Santos, Odelfa Rosa.

ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA O ESTÁGIO - Jenifer J.Silva, Milton B.F.Junior.

ENSINO DE GEOGRAFIA: O USO DE JOGOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO - JOSÉ RICARDO RODRIGUES ROCHA, ZILDA DE FÁTIMA MARIANO, JULIANA ABADIA DO PRADO SOARES, HELLEN FABIANE FRANCO SILVA, ANDREA PEREIRA PINTO.

ENTREVISTA A PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE A SUA  PERCEÇÃO FACE À LUDOTERAPIA EM CONTEXTO EDUCATIVO - ROSA S. P. RAMOS, LISETE S. M. MÓNICO.

ESCOLA APRENDENTE: FORMAÇÃO DOS PAIS - JUSSARA BUENO DE QUEIROZ PASCHOALINO, ELIZABETE FERREIRA, FERNANDO SELMAR ROCHA FIDALGO.

ESTADO DA ARTE: CORPO NA EDUCAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NO  PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - Fabiola T. A. Rios, Wagner W.Moreira, Taynara M. Resende.

ESTADO DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Jussara Gabriel dos Santos, Helena de Ornellas Sivieri-Pereira.

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO ESCOLAR NA PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE COM DÉFICE DE ATENÇÃO - MARISA R. B. FILIPE, LISETE S. M. MÓNICO, PAULO A. CASTRO.

ESTRESSE NO LOCAL DE TRABALHO: GRUPOS DE RISCO, PROBLEMAS DE SAÚDE E FATORES DE STRESS NUMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS - LISETE S. MÓNICO, HUGO OLIVEIRA LUCAS, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

ESTUDO DE CASO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA EM REVISÃO  INTEGRATIVA - Letícia Oliveira Santana, Eliza Silva Nascimento, Yonara Vieira Silva, Renata Ohana Pereira dos Santos, Silvia Lúcia Pacheco Nunes.

ESTUDO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO LEITORA EM MATEMÁTICA - LEIDIANE MARTINS RIBEIRO, AUGUSTO DE PAULA LEMES, JÉSSICA DIAS DA SILVA, MIRIAN CRISTINA FELIZARDA DA SILVA, PAULO VICTOR BORGES, GERALDO SADOYAMA, LEONARDO SANTOS ANDRADE, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

EXPECTATIVAS DOCENTES SOBRE PROJETO PIBID: UMA PESQUISA NO ESPAÇO ESCOLAR - Amanda Rafaelly Albuquerque, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues, Gislene Marques da Silva, Juliana Alves da Guarda, Lizandra Macêdo Souza, Mariana Lima Martins, Stefânia Ferreira da Silva, Nárrila Thalissa Dias Borges.

INFRAESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESCOLAR ESTADUAL DE GOIATUBA – GO: UMA DESCRIÇÃO SOBRE A REALIDADE ESCOLAR - JÉSSICA LUCIANA SILVA, ROOSEVELT LEÃO JÚNIOR.

INTERDISCIPLINARIDADE COMO CAMPO DE DIVERSIDADE - LUCIANO DOS SANTOS, RENATO ARAÚJO TEIXEIRA.

JOGOS E BRINCADEIRAS: CONTRIBUINDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM  DE MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Agnes Jalowitzki Silva, Maria Elidia Teixeira Reis.

JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS - HENRIQUE G. S. CARNEIRO, LEANDRO G. RODRIGUES, CRHISTIANE DA F. SOUZA.

LEITURA: APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE - DANIELA BORGES DE LIMA, MAIARA APARECIDA CALDAS LIMA, JESSICA PAULA JACINTO DE OLIVEIRA, MURILLO PIRES DE SÁ, ROBERTA LAUDELINA PEREIRA ARRUDA, LEONARDO SANTOS ANDRADE, ADRIANA SANTOS PRADO SADOYAMA, GERALDO SADOYAMA LEAL.

LITERATURA, HISTÓRIA E CONSTRUÇÃO DA REALIDADE - Liliane de Paula Munhoz, Maria Aparecida de Castro.

MODELOS E ATIVIDADES DINÂMICAS COMO FACILITADORES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA - Dillyane de Brito Oliveira, Bruna Rodrigues Pianca, Elizangela Rodrigues Santos, Karina Carvalho Mancini.

NOTAS SOBRE O CONCEITO “EXPERIMENTO”: O EMPREGO DO TERMO NA  PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO - Lucas de Moura Lima; Cesar Augusto Santos de Amorim; Bruno Gonçalves Borges.

O ESTÁDIO SERRADOURADACOMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES PARAO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - GABRIELA CAMARGO RAMOS, JOSÉ PEDRO MACHADO RIBEIRO.

O JOGO PEACEMAKER COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA PROFESSORES  DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA, INGLÊS, SOCIOLOGIA E FILOSOFIA: UMA  ANÁLISE INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO CONFLITO ENTRE ISRAEL E PALESTINA - CARLOS R. SILVEIRA JUNIOR, MARCIO G. PACHECO, SIDNEI A. FERREIRA JUNIOR, ALEX S.B. BARRA, RENATO A. TEIXEIRA.

O LUGAR DOS ESTUDOS TEXTUAIS E DISCURSIVOS NA PROVA DE LÍNGUA  PORTUGUESA DO VESTIBULAR DA UFG - GABRIELLA C. V. CAMARGO, ERISLANE R. RIBEIRO.

O MEU FILHO FAZ BIRRAS! PREVALÊNCIA, CONTEXTOS E COMPORTAMENTOS NAS PERSPETIVAS DA MÃE, DO PAI E DE AMBOS - ANA PATRÍCIA DUARTE, LISETE S. MÓNICO.

O PERCURSO DAS TIC NA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL: 1985-2010 - ALEXANDRA S. FAUSTINO, LISETE S. M. MÓNICO.

O PROCESSO DE REFLEXIVIDADE E A COMPREENSÃO DAS FRAGILIDADES DO TRABALHO DA PROFESSORA-PESQUISADORA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DOCENTE - TAMARA ABRÃO PINA LOPRETTI, ANA MARIA FALCÃO DE ARAGÃO.

O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUE DIZEM FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL? PERFIL DOS PROFESSORES NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO DE DOURADOS-MS - SUELEM M. ASSMANN, SIMONE CECCO.

O RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS QUE FAZEM EDUCAÇÃO FÍSICA EM  NÍVEL DE TREINAMENTO DESPORTIVO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MORRINHOS - GOIÁS - Roosevelt Leão Júnior, Jéssica Luciana Silva.

O Trabalho docente: subjetividade na FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Ester Modesto, Helena de Ornellas Sivieri-Pereira

O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NUMA PERSPECTIVA DE DIÁLOGO E  TROCA DE INFORMAÇÕES - Claudia Tavares do Amaral, Juçara Gomes de Moura, Marco Antonio de Santana, Maria Geralda Oliver Rosa, Jussara Bueno Queiroz Paschoalino.

O USO DAS TIC’S COMO ALTERNATIVA PARA A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO  DE QUÍMICA - CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE, ANNA MARIA CANAVARRO BENITE, LUCIENE PEREIRA DA SILVA GONÇALVES, JAIR GONZALEZ MARQUES JÚNIOR.

O USO DE MAQUETES NO ENSINO APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA - Marina da Silva Santos, Graciele Souza Duarte, Odelfa Rosa.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO - WENDER FALEIRO, ROBERTO VALDES PUENTES.

PERCURSO ESCOLAR DOS ALUNOS E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO  ARTÍSTICO - Lisete S. M. Mónico, Susana B. Monteiro.

PERFIL INTERPESSOAL DE GRUPOS CONTRASTANTES NO FATOR NEUROTICISMO EM UMA AMOSTRA DE DEPENDENTES QUÍMICOS - LIGIA MARIA MAIA DE SOUZA, LUIZA ARAÚJO AMÂNCIO, RENATA SILVA LOPES, GLEIBER COUTO SANTOS.

PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS EM CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR - LISETE S. M. MÓNICO, ANA PATRÍCIA DUARTE.

PROCAMPO EM CATALÃO: DA INTERDISCIPLINARIDADE QUE TEMOS À QUE  QUEREMOS - CAMILA APARECIDA DE CAMPOS.

PROFESSOR, POR QUE TENHO QUE APRENDER FÍSICA? UM ESTUDO DAS JUSTIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM DE FÍSICA - ALESSANDRO C. SILVA, FREDERICO A. TOTI.

PSICOLOGIA, JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE  LICENCIANDOS NO PROJETO PIBID - DÉBORA JERÔNIMA ARANTES, GERVÁSIO DE ARAÚJO MARQUES DA SILVA, LUCIANA PINHEIRO MARIN, Ulli Bovo  OLIVEIRA, JORDANA DE CASTRO BALDUINO.

QUALIDADE DE VIDA DA MULHER PÓS-MASTECTOMIA: REVISÃO  INTEGRATIVA BRASILEIRA - Samara Alves Vaz; Jaqueline Rezende Souza; Carina Ala Silva; Luiz Henrique Batista Monteiro; Marcos Vinícius Oliveira; Gabriel Rodrigues Godoy Arcanjo; Roselma Lucchese; Rodrigo Lopes de Felipe.

QUANDO O DICIONÁRIO É NOTÍCIA: DISCURSOS NA MÍDIA SOBRE A POLÊMICA EM TORNO DO VERBETE CIGANO DO DICIONÁRIO HOUAISS - SÂMELA LEMOS-ROSA, ERISLANE R. RIBEIRO.

(RE) DESCOBRINDO A HANSENÍASE: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA EM REVISÃO DE LITERATURA - RENATA OHANA PEREIRA DOS SANTOS, YONARA VIEIRA SILVA, ELIZA SILVA NASCIMENTO, LETÍCIA DE OLIVEIRA SANTANA, LUIZ HENRIQUE BATISTA MONTEIRO, IVANIA VERA, PAULO ALEXANDRE DE CASTRO.

REFLETINDO A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PIBID-BIOLOGIA DA UEG, IPORÁ, GOIÁS - JOSÉ FIRMINO DE OLIVEIRA NETO, SUSANA FERREIRA DE MOURA, MARILDA SHUVARTZ, LEANDRO GONÇALVES OLIVEIRA.

REFLEXÕES DE QUEM GOSTA DE ENSINAR HISTÓRIA - MARCIA PEREIRA DOS SANTOS, IONE DE LOURDES COSTA VAZ.

REGÊNCIAS COMO SUPORTE À FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: MEMÓRIAS INFANTIS COMO ESTOPIM DO PROCESSO - JULIANA PEREIRA DE ARAUJO, PAULO HENRIQUE FILHO.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - VANESSA T. B. CAMPOS, FERNANDA SILVA, DUARTE ARAÚJO.

SEMINÁRIOS TEMÁTICOS COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM FORMAÇÃO AVANÇADA - Francisco Rafael de Araújo Rodrigues, Grace Anne Andrade da Cunha, Raphael Camurça Bruno.

SITUAÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DE GOIÁS - RODRIGO ANSALONI DE OLIVEIRA, ROOSEVELT LEÃO JUNIOR, CEZIMAR CORREIA BORGES.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA SALA DE AULA: UMA LEITURA INTERTEXTUAL E INTERDISCURSIVA - Adriana Laurença da Cunha, Raquel Amaral Lima, Cristina Diniz Lucas.

TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS PUBLICAÇÕES DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES - SIMONE SENDIN M. GUIMARÃES, ANDRÉA INÊS GOLDSCHMIDT, RONES DE DEUS PARANHOS, KAROLINA MARTINS ALMEIDA E SILVA.

UMA INTRODUÇÃO DE INTEGRAL NUMÉRICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FUNDAMENTADA NO ENSINO DESENVOLVIMENTAL - PAULA ROBERTA DOS SANTOS, THALITTA FERNANDES DE CARVALHO PERES, RENATO DE ASSIS RIBEIRO.

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO - Bruna Silva de Lima, Fabiana de Melo Felício, Samuel Henrique Alves Leão, Maria Inês Cruzeiro Moreno e Karlla Vieira do Carmo.

UTILIZANDO O ENSINO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE PREPARAÇÃO PARA A OLIMPIADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA (OBA) - RODRIGO FERREIRA MARINHO, PAULO ALEXANDRE. DE CASTRO, LISETE DOS SANTOS MENDES MÓNICO, ALEXANDRA S. FAUSTINO.